Propostas para o futuro

k

Incentivo à Educação Integral e apoio ao Projeto Equidade

Jonny é o atual presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, e neste período conheceu e apoiou o Projeto Equidade, que dá mais atenção às escolas que estão em regiões de menor IDHM ou que tenham maior evasão escolar. Em sintonia com isso, outra medida que apoiamos é o Projeto Equidade, onde também é utilizado o incentivo às atividades complementares como esporte, teatro, música, dança e arte em geral. Estas medidas devem ser estimuladas e Curitiba, que já é referência em educação, precisa continuar avançando no incremento das escolas de educação integral e no avanço do Projeto Equidade.

k

Hortas Comunitárias

Incentivar o uso dos espaços públicos vazios, ocupando-os com hortas comunitárias, gerando mais integração entre os moradores da região e promovendo a alimentação saudável e orgânica. De início, Jonny está destinando para 2017, emendas parlamentares para 32 hortas comunitárias e pretende também criar medidas de estímulos, como prover uma alternativa para proprietáris de terrenos sujeitos ao IPTU Progressivo no Tempo, se permitirem o uso da área pela comunidade para cultivo das hortas.

k

Regulamentação das diretrizes aprovadas no Plano Diretor

Das mais de 70 emendas aprovadas por Jonny Stica no Plano Diretor, diversas delas passarão por uma regulamentação através de Lei específica ou decreto, isso exije acompanhamento, fiscalização e em vários casos, aprovação dos vereadores. Para acompanhar este processo, nada melhor que o próprio relator do Plano Diretor. Em resumo, as medidas foram aprovadas e agora regulamentadas em até dois anos e meio, sobrando os outros 7 anos do Plano para execução, dentro de um horizonte de um total de 10 anos até a próxima revisão do Plano Diretor.

k

Sub-prefeituras nos bairros

Curitiba, que é uma cidade planejada e desenvolvida, precisa crescer e ser melhorada agora nos bairros. Muitas vezes, a falta de autonomia dos administradores regionais, gera burocracia e demora de entrega ao cidadãos, atrelada aos recursos que poderiam estar diretamente destinados em cada região para manutenção e obras, como asfaltamento e calçamento, além do cuidado com o paisagismo local. apesar de se tratar de uma grande mudança administratia, Jonny acredita que a gestão pública municipal deve se debruçar nos próximos anos no estudo e na aplicação desta proposta, gerando maior eficácia na gestão pública e na entrega de serviços de qualidade à população.

k

Novos Eixos de Transporte e Modais Curitiba

Aprovada no Plano Diretor e já implementada na proposta original, um das principais avanços no futuro da cidade é a criação de novos eixos de transporte em Curitiba. A ideia é que, estando em qualquer ponto da cidade, tenha acesso a um ponto de transporte coletivo com via exclusiva sempre na distância inferior a 1 quilômetro. Para isso, será necessário abrir novos eixos para as faixas exclusivas de ônibus, principalmente na Região Sul da cidade, que foi a que mais cresceu nos últimos dez anos.

k

Incentivo a Cultura

A reformulação da Lei de Incentivo à Cultura será pauta dos próximos semestres, e Jonny, como atual presidente da Comissão de Educação e Cultura, deverá mediar este debate na Câmara com a sociedade, assim como foi feito de forma participativa no processo de revisão do Plano Diretor. Outro ponto importante a ser regulamentado é a diretriz já aprovada de isenção de taxas para Espaços Culturais – Unidades de Interesse Cultural. O apoio permanente a cultura curitibana – que já vem sendo dado por Jonny em seus mandatos – será mantido.

k

Curitiba Cidade Inteligente

Como relator do Plano Diretor, Jonny quer acompanhar de perto estas mudanças que são positivas e que reafirmam uma cidade planejada e desenvolvida. Jonny representou Curitiba no Smart City World Business, em Barcelona, Espanha, o maior evento de Cidades Inteligentes do Mundo, como arquiteto estudioso da área, acompanha as principais soluções que podem tornar Curitiba cada dia mais inteligente, entregando qualidade de vida e inovação à população. Soluções como: monitoramento de segurança e tráfego por câmeras, sincronia de semáforos, desburocratização de processos na Prefeitura, conectividade, sustentabilidade, melhoria das regiões mais vulneráveis, mobilidade integrada, aplicativos e soluções de Tecnologia da Informação e outras que tornem a vida da população mais fácil, segura e descomplicada. Curitiba é uma cidade que tem.

k

Curitiba Empreendedora gerando empregos

A crise econômica e a diminuição de postos de trabalho exigem uma postura pró-ativa por parte da adminstração municipal, estimulando novas formas de geração de renda, principalmente para os novos profissionais, autônomos e profissionais da economia criativa. Para isso, é importante criar oportunidades transformando espaços ociosos da cidade em espaços produtivos, como os escritórios compartilhados e coworks. O fomento ao crédito por parte desses profissionais para aquisição de material de trabalho também deve ser estimulado. Além disso, emendas aprovadas por Jonny no Plano estimulam a economia já existente, como os pólos gastronômicos, arranjos produtivos locais e economia verde.

k

Curitiba Centro Vivo

O centro é o bairro de todos. Quem não preserva o Centro Histórico de uma cidade não valoriza seu passado e tampouco constrói seu futuro. Jonny sempre defendeu a revitalização do centro, primeiro com a Rua Riachuelo, agora com revitalização da Trajano Reis – realizada com emendas parlamentares do mandato – e de uma forma geral propõe um trabalho permanente de melhoria do centro, como: novos estacionamentos no subsolo das ruas centrais, dando acesso facilitado, assim como estudos para melhoria da mobilidade na região central. Várias cidades tem adotado o VLT – veículos leves sobre trilho – de superfície nestas áreas, assim como a revitalização das fachadas, instalação de câmeras de segurança, cabeamento subterrâneo, incentivo ao uso misto (comércio e residência) e corredores culturais nas ruas com esta vocação. aspas

k

Desburocratização de Processos na Prefeitura

Não perder tempo em filas, demora na retirada de alvarás e principalmente, não precisar ir pessoalmente a um órgão público para conseguir um documento simples são ideias que melhoram a qualidade de vida da população e desburocratizam processos, pricnipalmente utilizando tecnologias e sistemas de informação já disponíveis. O Custo Brasil, que influencia diretamente na baixa produtividade das empresas, é influenciado significativamente pelo custo da burocracia. As cidades mais desenvolvidas já estão superando este fato, e a retenção de talentos e empresas dependem de uma administração pública mais eficiente.